Nessa primavera, tempo em que muitos pássaros começam a fazer seus ninhos, aprenda como ajudar um filhote de passarinho e identificar se ele precisa, ou não, da sua ajuda.

Apesar de o título do post parodiar  a crônica Conversa de Compra de Passarinho, de Rubem Braga, os passarinhos em questão não devem ser comprados nem vendidos, mas simplesmente ajudados. O que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo notou, porém, é que muitas vezes na bem intencionada tentativa de ajudar um bebê pássaro, as pessoas podem, de fato, colocá-lo em perigo. Por isso, divulgaram algumas informações básicas para que cada um saiba o que fazer, se a oportunidade aparecer.

Muitos dos animais recebidos nos centros de manejo da fauna e da flora da prefeitura paulistana não precisam de atendimento veterinário e teriam muito mais chances de ficar bem se tivessem sido deixados aos cuidados de seus pais. Acessando este link, você pode aprender com detalhes como agir em cada caso. O mehor é sempre ligar para a Divisão de Fauna Silvestre da prefipelo telefone 11 3885-6669. Verifique se há um serviço similar na sua cidade ou região.

nest-384896_1920

O ideal é ler toda a orientação no link acima.  Mas tenha em mente algumas regras básicas:

  1. O bebê pássaro encontrado no chão pode ter caído do ninho e nessas circunstâncias é sempre melhor devolvê-lo ao ninho com cuidado e imediatamente. Os pais cuidarão do resto. Os pais em geral não têm como levar o bebê de volta ao ninho. Assim a ajuda humana é fundamental.
  2. Os progenitores são melhor equipados para alimentar um bebê passarinho. Evite a tentação de tentar alimentá-lo artificialmente porque isso pode sufocar o bichinho
  3. Se for impossível reencontrar o ninho, leve o passarinho para um centro de manejo, preferencialmente em uma caixa de sapatos com aberturas para que o animal respire. Evite gaiolas porque os pequenos pássaros podem se ferir nas grades.
  4. Se for impossível levar o pássaro imediatamente a um órgão competente, busque orientação por telefone. Como último recurso, prepare um ninho com pano limpo e macio para manter o pássaro aquecido e deixe um pequeno recipiente com água nas proximidades. Mantenha-o protegido da luz direta do sol ou de vento e a salvo de animais domésticos.
  5. Passarinhos piando incessantemente dentro do ninho podem estar simplesmente chamando seus pais. Nunca interfira nesses casos. Afaste-se porque sua presença intimida a aproximação dos pais.robin-1376816_1280

Importante: Nem sempre um pássaro andando erraticamente (como bêbado), trombando em árvores,  está necessariamente ferido. Muitas vezes esses pássaros estão começando a aprender a voar e é natural que busquem comida no chão. Segundo o site da prefeitura, o sabiá-laranjeira, por exemplo, se encaixa nessa descrição. Em situações como essas a interferência é, inclusive, punida por lei. A retirada de animais da natureza é crime ambiental.

Para saber mais sobre os pássaros da cidade, veja a matéria que publicamos aqui Passarinhando em SP e lá baixe o livro da : Aves da Cidade de São Paulo. 

Todas as imagens Pixabay/CCO (Ninho: wjgomes; Filhotes: Jan 14785; Robin: Oldiefan)