Não é à toa que o documento da ONU para a Rio +20 traz entre as principais propostas o objetivo de : “Integrar o desenvolvimento urbano sustentável como um componente-chave para as políticas nacionais”. Metade da humanidade, cerca de 3,5 bilhões de pessoas, vive em cidades. Até 2030, as áreas urbanas serão habitadas por 60% da população mundial.
“Integrar o desenvolvimento urbano sustentável como um componente-chave para as políticas nacionais” (ONU, Junho de 2012)
Embora ocupemos apenas 2% do espaço do planeta, nós “seres urbanoides” somos responsáveis por cerca de 60 a 80% de todo o consumo de energia e provocamos 75% das emissões de carbono. Não se trata de advogar contra a opção de viver nas cidades nem pregar a volta à vida rural; o que é urgente é tornar essas cidades mais eficientes por meio da redução do consumo e da adoção dos chamados sistemas energéticos verdes.
Habitantes das cidades ocupam 2% do espaço da Terra, mas são responsáveis por 75% das emissões de carbono
A conscientização da gravidade do problema é o primeiro passo. Aqui trataremos das políticas públicas e das ações cidadãs individuais mas, especialmente, coletivas que podem fazer nossas cidades de fato sustentáveis. E reforçaremos sempre que possível a inevitabilidade da mudança de atitude. Sem modificarmos nosso estilo de vida, até 2050 seriam necessários três planetas para dar conta dos recursos naturais dos quais precisamos para a sobrevivência.
Fonte ONU Brasil: 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Fatos sobre as Cidades (Rio+20)
Foto: Cláudio Olivares Medina/2013 creative commons