Horizonte Sustentável

Sustentabilidade, Informação e Ativismo

Sobre o Blog

garry knight
Foto por Garry Knight

Quando Horizonte Sustentável surgiu com seu primeiro post, em março de 2016, a ideia era que sustentabilidade seria um conceito permanente. Isso porque sustentabilidade é uma atitude e  se estende além das questões ambientais tradicionais. Adotar a sustentabilidade na agricultura, no gerenciamento das cidades, na produção de bens e na vida em comunidade, afinal, é mais do que uma opção é uma necessidade que pode garantir a nossa sobrevivência tanto quanto a das gerações futuras.

“Sustentabilidade é atitude e se estende  além das questões ambientais tradicionais”

Mas como tudo, também esse conceito e o que ele representa tem se transformado. Hoje o termo ‘regeneração‘ já vem se sobrepondo ao combalido discurso do desenvovlimento sustentável. Talvez porque o capitalismo, em si uma ideologia desenvolvimentista, se opõe frontalmente à implantação de programas sustentáveis.

Em artigo para o jornal inglês The Guardian, o ecologista mundialmente famoso, Herbert Girardet, escreveu:  “Em meu ponto de vista, precisamos começar a pensar em desenvlvimento regenerativo, mais do que sustentável. Nós precismos urgentemente tomar medidas específicas para regenerar solos, florestas e cursos de água mais do que simplesmente fazê-los sustentáveis, em condições amplamente degradantes, como temos feito por muitos anos. Temos o conhecimento e as tecnologias para fazer das energias renováveis nosso principal recurso de energia. E precisamos, urgentemente, regenerar nossas comunidades e economias locais abandonadas à margem enquanto a globalização econômica se tornar uma força dominante”. 

De qualquer forma, os textos que você vai encontrar por aqui vão abordar temas que se abrigam sob ambos os termos: sustentabilidade e regeração, mas não como disciplinas ou bandeiras teóricas. Queremos falar da participação cotidiana dos cidadão comuns em defesa de um ambiente melhor; dos pequenos e grandes projetos nos quais podemos participar ou com os quais podemos aprender.

O que se busca é inspirar quem está em busca de ideias e motivação, tanto quanto apoiar quem já se engaja  em inicaitivas e projetos, seja no seu bairro ou em instâncias maiores de poder.

Se você quer saber mais sobre o tema, já milita ativamente em um grupo ou tem um projeto ligado à ecologia, em qualquer área, participe assinando este blog. Comunique-se, compartilhe suas ideias e sugestões e vamos juntos criar, de fato, um horizonte melhor, um horizonte sustentável de regeneração da natureza e dos seres que nela coexistem.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: