Horizonte Sustentável

Sustentabilidade, Informação e Ativismo

Mobilidade Urbana

Bike Sunset

Um futuro menos carrocêntrico parece ser a ordem do dia nos países desenvolvidos e uma ideia que vem sendo seguida de perto pela maioria de países em desenvolvimento, como o Brasil.

Dentro desta nova realidade, o transporte público também deve ser reavaliado para servir melhor a seus usuários tradicionais e atrair aqueles que por razões de consciência ecológica e/ou conveniência resolveram modificar a forma como transitam pela cidade. Como repensar um sistema de transporte para que atenda um maior número de pessoas, com boa qualidade e menos emissão de carbono? Como otimizar as linhas de ônibus existentes e conectá-las a outros meios de transporte?

Com relação aos trens, por que o Brasil ainda engatinha no transporte ferroviário e as cidades que oferecem sistema de metrô ainda o fazem de forma incipiente? Não seria o momento de integrarmos de forma sustentável e inteligente novas linhas aos troncos já em funcionamento? Por que o metrô de São Paulo, por exemplo, que serve milhões de pessoas diariamente não oferece um mapa eficiente de linhas inteligentemente interligadas?  Que serviços de metrô já fazem isso de forma bem sucedida?

E quanto aos carros? Vale a pena investir nos híbridos e nos elétricos? A quantas andam a produção e a pesquisa nesta área? Essa saída representa uma ação contra outros meios de transporte ou pode se aliar a eles?

Apesar das dificuldades enormes em adotar a bicicleta como meio de transporte real e não só como lazer nas cidades brasileiras, muito se tem conseguido. Vamos conhecer um pouco das iniciativas como ciclovias e faixas para bicicletas, serviços de share, bicicletários, assim como os desafios que os urbanistas e cidadãos vêm experimentando. A cultura da bicicleta é uma onda ou veio pra ficar? Vamos conhecer experiências bem sucedidas em outras partes do mundo também. Acompanhe! E compartilhe suas histórias!

Esta seção também quer estar aberta e atenta aos outros modos de transporte não-convencionais que têm surgido pelo mundo. Mova-se!

Crédito (foto): Free digitalphotos.net/ arztsamui
%d blogueiros gostam disto: