Hoje muita gente sabe que é possível construir uma casa de forma menos agressiva ao ambiente e que a curto e longo prazos seja sustentável. Há vários métodos de construção que priorizam materiais não poluentes e ainda garantem a eficiência da energia elétrica e da água, seja por meio do uso da energia solar ou do reuso da água da chuva.

Mesmo assim, o mercado ainda oferece poucos profissionais bem treinados e conhecedores de todos esses processos. Este site vai buscar explicar o que cada um desses métodos envolve, seu custo e durabilidade, além de prós e contras.

A ideia é também criar um guia, que venha da indicação dos próprios leitores, sobre profissionais e materiais confiáveis. Se você trabalha com arquitetura, engenharia e construção, ou se tem entre seus planos construir uma casa sustentável, fique ligado/a no site e participe com sugestões de pauta e perguntas.

Por enquanto, vale lembrar que no ano passado o Ministério do Meio Ambiente publicou uma cartilha intitulada “Construções e Reformas Particulares Sustentáveis”, um bom ponto de partida! Baixe a sua aqui

Sunshine In - Bamboo House Tongji University, Shanghai
Sunshine In – Bamboo House
Tongji University, Shanghai

 

Inhabitat (Creative Commons, Attribution-NonCommercial)