No Ponto

Não muito tempo atrás, um homem ficou famoso por ter plantado cerca de 18 mil árvores junto ao córrego Tiquatira, na zona leste paulistana . A ação dele acabou promovendo a criação de um parque linear pela prefeitura. Nem todo mundo pode seguir o bom exemplo desse senhor, que investe tempo e dinheiro consideráveis na empreitada individual. Mas ações coletivas começam a se espalhar na cidade e algumas vêm conseguindo bons resultados na proteção e recuperação de áreas urbanas, como é o caso  do Ocupe e Abrace, também em São Paulo.

Uma cidade para ser sustentável precisa, mesmo, de muito verde. Assim, se você gosta de plantar e mais do que inspiração busca alguma orientação, vale conhecer o Manual Técnico de Arborização Urbana,  que no ano passado foi reeditado pela Prefeitura de São Paulo e já está em sua terceira edição. Embora algumas passagens sejam de fato um bocado técnicas, o material traz anexos muito úteis, indicando espécies apropriadas para calçadas e áreas internas e até as que não são adequadas para o plantio urbano.

Captura de Tela 2016-04-07 às 5.20.04 PM
Capa do manual da prefeitura

Baixe aqui as 122 páginas do manual e vá arborizar sua cidade. Depois conte pra gente sobre sua experiência. A conversa continua.