Além da reciclagem que, gradualmente, vem ganhando os corações e mentes dos brasileiros, há ainda muito a aprender sobre a compostagem doméstica de resíduos orgânicos. Muita gente acaba desistindo da empreitada depois de poucas tentativas. Por isso, o livro A Fuga das Minhocas, da jornalista Raquel Ribeiro, de 2011, continua importante. O livro conta a história de um grupo de minhocas, liderado pela impetuosa minhoquinha Ana Beatriz de Sousa e Sousa, que foge de um herbário em busca de aventuras. No caminho, aprendem sobre a degradação do ambiente e dos males do crescimento urbano desordenado.Com elas os leitores mirins e adultos aprendem muito também. Há ainda um glossário e informação sobre o papel das minhocas na natureza e da necessidade de se reaproveitar o lixo orgânico.
O livro, com ilustrações de Orlando Pedroso, é uma boa pedida para quem trabalha com crianças, em escolas ou em outras comunidades, e para os pais lerem com os filhos também. A leitura compartilhada pode ser uma agradável desculpa para envolver a criançada nessa discussão, de preferência com a mão na massa, ou na terra!
Interessados em obter o livro, entrar em contato com a autora ou participar da discussão sobre compostagem podem visitar a página do Facebook
O bacana é que quando a gente faz compostagem (e resolve o problema dos resíduos orgânicos) fica muito fácil lidar com o lixo, pois a maior parte do que sobra é reciclável.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita, querida! apareça sempre!
CurtirCurtir