O Sesc São Paulo tem uma extensa programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As opções na capital e no interior vão de filme a troca de roupas usadas, de mostra de alimentos orgânicos a feira de práticas sustentáveis. Confira!

Antes que algum mal humorado vá  logo dizendo que há muito pouco a ser celebrado em termos de proteção ao meio ambiente, é bom lembrar que a celebração, criada pela ONU em 1972 e observada a partir do ano seguinte, tem prioritariamente a função de chamar a atenção para a importância do tema. Assim, se conseguirmos com isso conscientizar mais gente sobre a importância de conviver em harmonia com a natureza, já estaremos ganhando. E, nesse sentido, há sim razões para otimismo. Aos poucos, governos e instituições como o Sesc têm se engajado na promoção de eventos dos mais variados que despertam os incautos e ensinam mesmo a quem já tem um certo conhecimento sobre as questões ambientais.

Isso porque, de 1972 para cá, temos percebido que há muito mais temas que se abrigam sob esse guarda-chuva ambiental. Isso se pode perceber pela diversidade de atividades do Sesc este ano. Para quem está na capital e arredores, a Vila Ambiental: Feira de Práticas Sustentáveis no Sesc Vila Mariana é um exemplo imperdível . O evento promete reunir grupos da capital e das cidades do entorno, incluindo o próprio Sesc,  que desenvolvem alguma atividade sustentável: seja o uso de ervas e frutas nativas na gastronomia, a construção de minicisternas domésticas seja o reaproveitamento de materiais no design de produtos. São dois dias de feira, 4 e 5 de junho, de 10 às 18 horas. Durante todo o fim de semana é possível participar de bate-papos, discussões e vivências.

vai_que_e_tua_tafarinha_still_02
Vai que é tua, Tafarinha! (Divulgação)

Também na capital, o Sesc Itaquera apresenta no Cine Cabine uma série de curtas-metragens intitulada Resistências. São seis produções do Brasil, da Argentina e da Grã Bretanha que, entre outros temas,  abordam desde o trabalho das mulheres que colhem o babaçu (As guerreiras do Brasil, GB) até uma viagem de canoa de dois curumins pelo Rio Amazonas (Vai que é tua, Tafarinha!, BR). Ainda é possível ver os filmes amanhã, 3 de junho, entre 14 e 16 h.

No ABC, o Sesc Santo André também entra na festa. No domingo, 5 de junho, de 11 às 15 h, acontece o Festival Se Essa Rua Fosse Minha. O evento é uma oportunidade para que o público conheça coletivos, artistas e instituições envolvidos em ações solidárias e ecologicamente responsáveis. A rádio “Nossa Rua”vai garantir música e informação e os visitantes podem adquirir produtos dos grupos e artistas expositores.

Festa do Interior

Em Ribeirão Preto, a pegada sustentável envolve seu guarda-roupas. O Magazine Desapego acontece da seguinte forma: nos dias 3 e 10 de junho, de 19:30 às 21:30 h o Sesc vai aceitar doações de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis em bom estado. Tudo o que for recebido será catalogado, daí no dia 25 de junho, das 15 às 18h acontece a Feira de Trocas. Essa prática é um ótimo exemplo de economia solidária.

No sábado, 4 de junho, o Sesc Campinas abre espaço para a Mostra de Alimentos Orgânicos, das 11 às 15h. A ideia é saber mais sobre o universo dos produtores orgânicos da região por meio de conversas, degustação e oficinas de manejo do solo, além de troca de sementes. Em Piracicaba, o meio ambiente vai ser a estrela do mês de junho inteiro, mas este fim de semana vale conferir no dia 4 a apresentação sobre Agricultura Convencional, Agricultura Orgânica e Agroecologia, às 14 h, e no dia 5, às 16h, pode-se fechar o fim de semana com (boa) música de inspiração socioambiental do grupo Terra e Prosa.

box
Foodies Organic Australia (The Web Showroom)

Confira e confirme horários e detalhes de toda a programação aqui e se sua cidade não tiver Sesc e nem um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, crie o seu. Vá para uma praça, faça um café da manhã solidário com os vizinhos e discuta como tornar o lugar que você vive mais sustentável e feliz. Use sua criatividade e conte pra gente como foi!

Foto em destaque: Lúcio Érico (Sesc)