O  Mil Orquídeas Marginais convida todo mundo a mergulhar no Rio Pinheiros, em São Paulo. E nem precisa saber nadar! Vai ter picnic, mutirão de plantio de orquídeas e piscina de bolinhas de adulto! Prepare sua boia de patinho e venha dar seu salto ornamental!

13048053_1050488648343392_1049106973037277024_o

O projeto Mil Orquídeas Marginais está fazendo uma campanha incrível não só para acrescentar  mudas de orquídeas às mais de 800 que eles já amarraram nas arvores às margens do Rio Pinheiros, mas também para sensibilizar os habitantes da cidade sobre a importância do rio e de se resgatar sua mata ciliar.

Para isso promove, em setembro, um picnic e um mergulho.  Isso mesmo, um mergulho numa enorme piscina de bolinhas que vai ser instalada ao lado do rio.  A ideia dessa confraternização é da jornalista Carolina Sciotti,  que também é uma das criadoras do projeto, ao lado do engenheiro de formação e orquidófilo por opção, Alessandro Marconi. Para saber tudinho sobre essa campanha fantástica, o melhor mesmo é ver esse link da Catarse com o vídeo explicativo e como você pode contribuir e participar.

Mas saiba que a partir de 20 reais você tem direito a mergulhar na piscina de bolinhas (e realizar aquele desejo secreto que todo mundo tem em festinha de criança!). Com 42 reais , além do mergulho você ganha um kit que inclui uma muda de orquídea personalizada (com seu nome) para ser amarrada numa árvore, por você, durante o evento. Contribuições mais altas , claro, dão direito a um kit maior, alguns incluindo uma sacola ecológica, a ecobag, e uma camiseta do projeto. Pequenas empresas podem apoiar oficialmente o evento ao custo de 550 reais e ainda receber cinco mudas de orquídeas para plantar no dia. Incluída em todos os kits vai a sensação impagável de ter investido numa causa tão boa.

12593588_1122152697843653_6157300349952208493_o
Ingresso para o evento. Com sorte vai ser possível vislumbrar uma capivara, animal que ficou famoso entre os ‘gringos’ nessas olimpíadas.

Por que piscina de bolinhas?

Segundo Carolina, a escolha da piscina de bolinhas foi “para brincar com a ideia de mergulhar, porque mergulhar no rio foi um direito que nos foi tirado há décadas e precisamos continuar contestando o que efetivamente está sendo feito para limpar o rio”. O projeto, no entanto, tem mais do que uma campanha inteligente e um nome poético.

13932668_1116176568441266_8354792884804218861_n
Alessandro e Carolina, criadores do Mil Orquídeas Marginais, celebrando a orquídea de número 830!

Para saber mais o que eles vêm fazendo, desde 2014, e aprender sobre o papel das orquídeas na recuperação das matas ciliares, recomendamos uma visita ao site do Mil Orquídeas Marginais e à página que mantêm no Facebook. Aos que querem entender melhor a história de degradação do Rio Pinheiros e todo o planejamento e ação desse projeto, vale muito ler o artigo escrito pela própria Carolina para a revista Piseagrama. Aqui uma mostra do que ela conta lá: “Devolver para as margens do rio uma de suas flores nativas pode contribuir, ainda que timidamente, com a recuperação do bioma natural da região, mas, para além disso, o intuito do projeto é usar a orquídea como ferramenta de sensibilização ambiental. Se até flores de pétalas delicadas se integram ao ambiente (…) talvez seja possível pensar que o rio pode mesmo voltar a existir”.

O Mil Orquídeas Marginais precisa arrecadar mais de 13 mil reais para realizar esse evento. Como a campanha é na linha do tudo ou nada, se não conseguir levantar o valor necessário toda essa ideia bacana não vai se concretizar. Por isso, mesmo que você não possa ir, compre um kit pra alguém da sua família ou amigos; sai mais barato que comprar uma orquídea na floricultura e não poderia ser mais original.

Ecobags e um dos modelos de camisetas do projeto, que compõem alguns dos kits. 

Segue de novo o site da Catarse e que venha a primavera!

Fotos gentilmente cedidas pelo Mil Orquídeas Marginais.