No Ponto

8 boas razões para a arborização urbana

Nos dois posts anteriores, falamos sobre a importância de avaliar bem o tipo de árvore mais adequada a cada lugar. E, nesse sentido, convidamos os leitores a aprender e refletir  sobre as diferenças entre as árvores de espécies nativas e exóticas.

No post de hoje, que encerra essa série, mas pretende ser apenas um de muitos dedicados ao tema, dentro do blog, listamos boas razões para continuar plantando árvores nas cidades. Se você ainda não se convenceu das vantagens de ter muitas árvores em torno de si,  ou apenas quer mais alimento retórico para defender essa ideia e argumentar com seus opositores, esse texto é para você.

  1. Estética: Árvores embelezam a cidade; oferecem grande apelo visual e podem tornar mais atraente a paisagem, mesmo da rua mais sem graça.
  2. Melhoria do ar: Estudos apontam que cada 10% no aumento da arborização urbana equivale a uma redução entre 3 a 7% da presença de ozônio no ar. Árvores têm excelente custo-benefício quando se busca neutralizar o monóxido de carbono da atmosfera. E mais: ruas arborizadas têm a capacidade de reduzir em até 60% as partículas poluidoras emitidas pelos gases de escapamentos de automóveis.
  3. Saúde: Há um impacto positivo da presença de árvores sobre problemas de saúde como a ocorrência de câncer de pele, porque as copas das árvores maduras fornecem maior proteção contra a radiação solar e ainda beneficiam quem sofre com asma, hipertensão e com doenças relacionadas ao estresse (veja abaixo).
  4. Bem estar geral: Além de filtrarem um grande número de poluentes, as árvores atuam eficazmente na absorção de ruídos, diminuindo a poluição sonora; funcionam como uma barreira que abafa sons indesejados. Como bônus, as árvores nativas oferecem habitat natural para pássaros, abelhas e borboletas. Por tudo isso, há bastante consenso de que as árvores podem ter efeito calmante terapêutico sobre os habitantes das cidades.
  5. Economia: Estudos britânicos e norte-americanos dão conta dos efeitos da arborização urbana na economia das cidades. No Brasil, pouco se sabe sobre isso, mas por tudo o que já foi listado acima, podemos acreditar que ruas arborizadas sejam benéficas ao comércio local e que possam, potencialmente, valorizar as propriedades nessas áreas, cuja paisagem se torna mais harmoniosa e convidativa.
  6. Redução do calor: A presença das árvores reduz a temperatura pelo efeito da sombra e contribui para a umidade do ar.
  7. Prevenção de enchentes : A base das árvores, com espaço suficiente para  o desenvolvimento das raízes, absorve a água da chuva e por isso ajuda a prevenir enchentes. A água da enxurrada, se não absorvida, chega aos rios carregada de componentes químicos tóxicos trazidos das superfícies das ruas e estradas.A s raízes das árvores também impedem as erosões.
  8.  Moderação do vento: Quando crescidas, as árvores são efetivas em moderar a velocidade dos ventos, tornando-os mais seguros.

Para encerrar essa série de posts, fiquem com a premiada animação francesa, O Homem que Plantava Árvores (1987, 30 min) , de Frédérik Back ,  baseada em um conto de Jean Giono. Aqui ,no original em francês com legendas em português. As legendas têm pequenos problemas que não comprometem a compreensão, mas quem preferir a versão dublada pode encontrá-la facilmente no youtube . Optei pela versão legendada por nos dar a oportunidade de ouvir a bela leitura de Philippe Noiret, ator que morreu em 2006. Se já  tomou ou não a decisão de sair por aí arborizando sua cidade, não perca o post/reportagem sobre homens e mulheres que estão por aí plantando árvores e enchendo de verde o  cinza da cidade.