Conforme os organizadores contam na abertura da edição revisada do Guia Informativo sobre Plantas Medicinais da Horta Comunitária da Medicina da Universidade de São Paulo, a horta da faculdade começou em junho de 2013, como parte das celebrações da semana do meio ambiente. O projeto consistia no “plantio de ervas em oito ‘bombonas azuis’ em um pátio cimentado e árido da faculdade”.  Três anos depois, e com as bênçãos e ajuda da comunidade, a horta ocupa hoje 520m2 e abriga plantas e flores, em sua maioria comestíveis. A horta atrai borboletas e abelhas e as ervas perfumam o ambiente de tal forma que “em vários momentos a gente até esquece que está em plena aAvenida Dr Arnaldo”, informa a equipe.

Enquanto o guia estimula o uso das ervas, alerta seriamente contra a auto-medicação e recomenda que o uso de qualquer planta seja supervisionado por um profissional. Assim como muitas das ervas são comprovadamente benéficas, podem ser tóxicas se usadas de forma inadequada ou em conjunção com outros medicamentos. Observados todos os cuidados, porém, o guia pode ser uma forma de aprender sobre essa medicina natural e inclusive corrigir alguns equívocos.

Captura de Tela 2016-07-27 às 11.19.38 PM

As plantas do guia, que são mais de 50, estão ou já estiveram na horta comunitária da FMUSP e vão do Alecrim, cuja infusão aplicada localmente tem propriedades cicatrizantes, anti-microbianas e até estimulam o couro cabeludo; passando pela Malva que joga em várias frentes, atuando como adstringente, diurético, emoliente, expectorante e laxante ; o Quebra-Pedra, que como sugere o nome costuma ser indicado no tratamento de pedras nos rins; chegando até a Verbena, que entre muitas outras qualidades pode ajudar no tratamento da erisipela  e do eczema. Ao final do guia, há ainda um glossário, caso os leitores tenham alguma dúvida com o vocabulário das descrições e indicações de cada planta.

Além de ser esclarecedor, afinal de pouco adianta saber que determinada erva tem ação medicinal se não conhecermos a forma de preparo e uso de cada uma, o material é bonito e fácil de entender. A edição foi organizada pela graduanda de Medicina Karen Maria Terra e o material foi compilado por duas voluntárias, as doutoras Kátia Cristina Dantas e Márcia Saldanha Kubrusly, respectivamente especialista de laboratório e farmacêutica, ambas da USP. As imagens primorosas são de responsabilidade da fotógrafa Paula ‘Pops’Lopes (cujas belas fotos já apareceram aqui em Horizonte Sustentável) e do biólogo André Benedito, que cedeu imagens de seu acervo pessoal e também revisou a terminologia botânica.

Agora é só baixar o Guia (aqui) e tirar todas as suas dúvidas. Para colaborar com a Horta Comunitária da FMUSP, saber o que anda acontecendo por lá ou inspirar-se para criar sua própria versão na sua universidade, escola ou local de trabalho,  visite a página Horta da Fmusp no Facebook. Depois de toda essa conversa, um chazinho agora não iria mal…

crédito da foto: Horta da Fmusp