Quando mais um Dia das Crianças se aproxima, e o consumismo de sempre invade a rotina dos lares brasileiros, pobres e ricos, é oportuno pensar em presentes diferentes ou, quem sabe, naqueles que estão ao nosso redor e que fazem parte da nossa rotina e cultura.

territorio

O programa Território do Brincar vem fazendo isso há muitos outubros. Em parceria com o Instituto Alana,  com escolas de educação infantil e outras instituições, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram com seus dois filhos por 21 meses por várias regiões do Brasil, observando, pesquisando e coletando imagens sobre as formas como as crianças brincam.

Durante a viagem, discutiam suas descobertas e observações em vídeo conferências e contato constante com os educadores das escolas e instituições participantes. O aprendizado dessas discussões era imediatamente aplicado no dia a dia das crianças das escolas e serviu como estímulo para um novo olhar sobre o brincar como parte fundamental da infância. Um brincar, é bom que se diga sem estruturas rígidas, que permitiria à criança ser agente da sua própria narrativa lúdica.

As produções culturais que resultaram das viagens, das conversas, das discussões e das fotos magníficas tomadas em comunidades brasileiras tão distintas culturalmente e tão distantes geograficamente são muitas. Um rico material documental que se converteu de vídeos curtos a um longa-metragem; de palestras a um livro inteirinho com ensaios de estudiosos de várias áreas do conhecimento ligados à criança e à infância; de série infantil a um acervo de brincadeiras regionais. E tem muito mais ainda acontecendo!

territorio rep filme

Há brinquedos que são desafios ao seu corpo, à sua força, à sua habilidade, à sua paciência. E há brinquedos que são desafios à inteligência. A inteligência gosta de brincar. Brincando, ela salta e fica mais inteligente ainda. Brinquedo é tônico para a inteligência. Mas se ela tem de fazer coisas que não são desafio, ela fica preguiçosa e emburrecida. (Rubem Alves)

Quem pode brincar nesse território?

Nesses tempos em que alguns pais lutam para tirar os filhos da frente do computador ou dos jogos no celular, muitas vezes oferecendo em troca um espaço de concreto e murado; enquanto outros, limitam seus filhos ao espaço de uma casa diminuta, como forma de protegê-los da violência das ruas, as brincadeiras tradicionais parecem saídas de uma sessão de nostalgia…

O sentimento de irrealidade pode ser compartilhado por educadores da pré-escola que lidam com dificuldades básicas como a falta de espaço, professores exaustos e a carência de estrutura e material didático.

Seja como for, as propostas, imagens e debates trazidos pelo Território do Brincar são indicados a todos, pais e educadores, pessoas interessadas numa infância mais saudável e criativa,  e num futuro mais sustentável para todos.

Para quem já conhece a iniciativa, fica o convite para acompanhar todos os frutos dessa enorme troca de saberes e sua atuação em várias frentes. Para quem perdeu  a chance, eis aqui uma nova oportunidade de conhecer o trabalho e interagir com ele, na sua casa ou escola e quem sabe promover suas próprias discussões na escola ou na comunidade.

piao

Recursos

Uma introdução – Aqui um Vídeo de estréia do projeto

Livro – Excelente apoio para professores e para quem lida cotidianamente com a educação infantil, é também material interessante para estudantes de pedagogia, mães, pais e avós cuidadores. Baixe em PDF: Território do Brincar Diálogo com Escolas, Renata Meirelles (Org.).

Vídeo –  Neste vídeo de 25 minutos, educadores contam um pouco de sua participação no projeto, suas descobertas e questionamentos. Território do Brincar – Diálogos com Escolas

Longa-metragem – Trailer oficial do filme Território do Brincar (2015) . Direção:David Reeks e Renata Meirelles, 90 min. Para exibi-lo na sua escola ou instituição, cadastre-se na plataforma Videocamp e de lá acesse a página do Território do Brincar e então clique em “Organize uma Exibição”. Os pedidos de exibição devem ser feitos com no mínimo sete dias de antecedência.

No dia 5 de outubro, às 19h, vai ser possível ver em transmissão simultânea a videoconferência O Brincar no Território Urbano, com Beatriz Goulart. E você já pode mandar sua pergunta!

Há muito mais a explorar no site do Território do Brincar. Visite!

carrinho de embalagem

Aqui no Horizonte Sustentável já abordamos o tema infância com um vídeo belíssimo do Instituto Alana. Reveja: Criança e Natureza: um elo perdido?

E para celebrar o mês das crianças, continuaremos a falar de infância. Acompanhe por aqui uma série de posts para educadores e pais, com ideias de atividades na escola e iniciativas que valorizam o olhar da criança e sua forma criativa e inspiradora de interagir com o mundo.

Imagens do Texto: Território do Brincar/ Imagem Destacada: Kasuma/ CCO License