Vídeo do Instituto Alana demonstra, em poucos minutos, por que é fundamental desplugar a garotada e urgente brincar na terra, subir em árvore, sentar na grama…

Em artigo recente, o autor americano de O Princípio da Natureza (2015, Ed. Cultrix) conta que indagado sobre por que preferia ficar dentro de um ambiente fechado do que passar tempo ao ar livre, um menino do sexto ano de uma escola de San Diego, na Califórnia, teria respondido: “Porque dentro é onde estão as tomadas”. Infelizmente, encantadas pelos videogames, tabletes e computadores muitas outras crianças, de lá ou daqui, talvez pensem o mesmo.

Há vários estudos, no entanto, demonstrando os benefícios e a importância de desplugar essas crianças, tirá-las dos ambientes fechados e convidá-las a descobrir os espaços verdes.

Há muito que se discutir e aprender sobre a responsabilidade de cada um de nós em resgatar e garantir parques e áreas arborizadas nos bairros e nas escolas para a saúde física e mental das nossas crianças. Por isso, aguarde novos posts e conversas sobre este tema. Por enquanto, deleite-se com esse vídeo inspirador de pouco mais de 9 minutos. Um (bonito!) alerta para quem tem filhos ou não!

Vídeo*: Criança e Natureza

*Produzido pelo Instituto Alana, por meio de um de seus projetos: Criança e Natureza, a quem também cabe o crédito da imagem em destaque.