A quinta edição da mostra promete superar o sucesso dos eventos anteriores. Programe-se para curtir o melhor dessa feliz combinação de cinema e ecologia.

Entre os dias 15 e 29 de junho São Paulo vai ser cenário da 5a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. São mais de 100 filmes de curta, média e longa metragens, produzidos em vários países, incluindo o Brasil. A exibição tem em comum a temática socioambiental e se organiza da seguinte forma: Mostra Contemporânea Internacional, Panorama Histórico, Competição Latino-Americana, Homenagem, Circuito Universitário, Mostra Escola e Curta Ecofalante.

Vinheta da mostra

A Mostra Contemporânea Internacional se concentra na Reserva Cultural e reúne 38 filmes de diversas nacionalidades abordando temas como cidades, mudança climática, economia, recursos naturais e consumo. Também na Reserva Cultural, serão promovidos debates sobre os temas abordados na tela, logo depois dos filmes. Confira a programação de debates aqui.

A cidade e uma so
Cena de A Cidade é uma Só? Em cartaz na programação dos CEUs.

Já a Competição Latino-Americana vai ter seu QG no Caixa Belas Artes. Lá será possível ver as produções que concorrem ao prêmio de melhor filme, segundo o juri e o público. Os filmes em seu conjunto prometem dar um bom panorama sobre as consequências sociais das mudanças climáticas e do uso desenfreado dos recursos naturais e ainda mostrar como as populações de cada região estão se organizando para reagir e lidar com essa realidade.

Para quem se interessa pelo tema cidades, em particular, o Cine Olido é o lugar, pois vai apresentar filmes relacionados a este tema tanto da Mostra Contemporânea como da Competição Latino-Americana. Há ainda exibições nas salas da Biblioteca Mário de Andrade e do Centro Cultural São Paulo, onde será possível ver uma variedade de filmes de todas as categorias da mostra. O Circuito Universitários e a Mostra Escola já aconteceram em várias universidades e escolas entre março e abril. A novidade é que este ano um concurso deve escolher o melhor curta realizado por estudantes universitários.

Panorama Histórico

A categoria denominada Panorama Histórico terá lugar na Cinemateca Brasileira e será inteiramente dedicada a produções francesas. No programa, filmes assinados por feras como Robert Bresson e Louis Malle, só para dar alguns exemplos, além de clássicos como O Salário do Medo (1953), de Henri-Georges Clouzot, e Rien Que Les Heures (1926), de Alberto Cavalcanti.

Os ingressos são gratuitos em todos os cinemas e começam a ser distribuídos uma hora antes de cada sessão.

A Mostra vai aos CEUs

Este ano, cinco filmes da mostra chegam a oito Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. São três documentários brasileiros:  Efeito Reciclagem,   Amazônia Desconhecida. e A cidade é uma só? O primeiro, de 2010, dirigido pelo australiano Sean Walsh, tem como protagonista Claudinês Alvarenga, coletor de materiais recicláveis na capital paulistana. Já o segundo, dirigido por Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, busca dar uma visão global sobre as muitas questões e conflitos que envolvem a Amazônia.  A cidade é uma só? usa os 50 anos de Brasília para discutir o que o diretor brasiliense, Adirley Queirós, chama de “modelo asséptico de urbanização” da cidade que “começa a sua história tornando invisíveis aqueles que a construíram”.

Há ainda um filme norte-americano, O Preço da Democracia (Steve Cowan, 2010) em que um cineasta questiona os motivos pelos quais políticas públicas básicas, ligadas aos alimentos e à energia, comprometem o meio ambiente; e uma animação alemã, Animais Unidos Jamais Serão Vencidos (2010), de Reinhartd Klooss e Holger Tappe, na qual um grupo de animais se une para impedir a construção de uma barragem em uma planície africana. Veja as datas e locais de exibição de cada um desses filmes aqui

Last Dance.jpg
A Última Dança na Avenida, documentário de animação canadense (2014) é boa dica para quem se interessa pelo tema das cidades. No Cine Olido.

Debates, homenagem e prêmios

No dia 29 de Junho, data de encerramento do evento, haverá uma homenagem a  Paulo Nogueira Neto, considerado o patrono do ambientalismo no Brasil. No mesmo dia, serão divulgados os vencedores dos prêmios da Competição Latino-Americana e do Concurso de Curtas Ecofalante.

A Mostra é uma realização da ONG Ecofalante com apoio do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, mais o patrocínio de empresas e o apoio institucional de diversas entidades nacionais e internacionais. Para não se perder nessa maratona de filmes e debates, cheque a programação aqui , confira os locais de exibição e acompanhe as atualizações na página de Facebook do evento.