Muitos países do mundo adotam a bicicleta para o transporte e a entrega de produtos de pequeno e médio portes com benefícios para empresas, clientes e, não por acaso, para a saúde das cidades e das pessoas que vivem nelas.

Agora que muitas cidades, especialmente São Paulo, viram sua malha de ciclovias crescer, a adoção de bicicletas de carga para entregas de comida, flores, remédios, documentos e uma variedade de outros produtos poderia certamente se concretizar. Sem contar o uso de ciclistas contratados para serviços bancários e tarefas burocráticas cotidianas.

Cidades suecas, inglesas e, claro, dinamarquesas já utilizam bicicletas com bastante sucesso para entregas comerciais e de correspondência e até mesmo para o transporte das crianças. Na Dinamarca, além da forte cultura ciclística e de enorme malha cicloviária, há a vantagem da geografia plana. Mas em topografias mais desafiadoras, algumas bicicletas movidas à eletricidade ou híbridas , que permitem o uso de um pequeno motor que pode ser acionado opcionalmente, são muito apropriadas para contornar a dificuldade das ocasionais ladeiras e do cansaço do ciclista.

Para trabalhos maiores, é comum também a adoção dos triciclos cargueiros,  que contam com rodas duplas na parte dianteira ou traseira. Mas a tecnologia nessa área também vem se expandindo em busca de materiais mais leves  e modelos personalizados e com motores elétricos , que permitem às bicicletas o transporte de volumes maiores e mais pesados.

bike-cargueira
Aqui uma cargueira moderna e ágil, usada pela empresa britânica de serviços ciclísticos Outspoken.

COMBATE A POLUIÇÃO E HUMANIZA A CIDADE

A vantagem mais óbvia é a retirada de milhares de motocicletas e carros das ruas, aliviando o tráfego e humanizando a locomoção, com menos poluição sonora e do ar. Adicione-se a isso um incentivo ainda maior à utilização da estrutura de ciclovias que já existe, potencializando e justificando maiores investimento na expansão da malha.

As empresas estrangeiras que já se renderam à bicicleta apontam razões econômicas, além de boa propaganda para suas marcas, não só da empresa transportadora, como daquela que utiliza o serviço de bike courrier . Afinal, o serviço é vendido, com razão, como ecológico, sustentável e com baixa emissão de carbono.

bicicleta-entrega-a-domicilio
O modelo tradicional de triciclo também ganhou várias melhorias para atender às novas exigências das cidades, como nesse modelo vendido pela espanhola Bikelec.

Outra vantagem muito interessante é a melhora de saúde dos funcionários (motoqueiros ou motociclistas) antes afetados pelo estresse do tráfego . Além desse alívio, os ciclistas passam a se exercitar, pedalando, e interagem com a cidade de uma maneira mais humana e integrada.

box400-trio-bike
Modelo que alia tecnologia e design da trioBike, empresa dinamarquesa, que aposta na família que pedala unida.

Fiquem ligados para a segunda parte deste post, em breve, para conhecer serviços já existentes no Brasil e ideias que vêm do exterior. Ainda tem muita coisa bacana pra conhecer.

Foto em destaque: Mabel Amber/ CCO Public Domain