Cartilha para baixar

Enquanto traça as resoluções de Ano Novo, por que não incluir na lista algo que está a seu alcance, faz bem para você e para sua comunidade e que, literalmente, pode dar muitos frutos (ou verduras, legumes, ervas….) ?

Nada impede que você mantenha intactas as promessas sempre renovadas de se exercitar mais, fazer aquela dieta ou encarar um detox sério. Mas este ano, além de tudo, suas promessas de ano novo podem incluir algo que melhore não só a sua vida, mas a de outras pessoas também: uma horta!

Para quem ainda tem dúvidas, descolamos uma cartilha que o Instituto Pólis lançou há alguns anos para fazer tudo mais fácil,  Hortas Urbanas : Moradia Urbana com Tecnologia Social.  A cartilha orienta direitinho como iniciar sua horta urbana e orgânica na comunidade e também inclui dicas valiosas para quem quer simplesmente ter uma hortinha no quintal de casa ou mesmo em canteiros suspensos, quando o espaço é mínimo.

hortas-urbanas

O passo a passo vai desde a escolha do terreno e das espécies a serem plantadas à preparação do solo, com informações sobre manejo e sobre como produzir biofertilizantes. De quebra, fala do valor nutricional de alguns alimentos e dá algumas receitas. A cartilha é um belo incentivo para uma ação comunitária na qual a horta atenda às necessidades de um grupo de pessoas, como parte de um projeto mais amplo, assim como serve a quem quer produzir somente o suficiente para sua própria família e até mesmo para quem planeja trocar ou comercializar sua produção.

É sempre bom saber de onde vem e como é produzido o alimento que comemos, ainda mais num país como o Brasil, campeão em uso de agrotóxicos, inclusive de alguns produtos já proibidos em outros países.

parsley-246557_1280

Além dessas vantagens, quem já comeu uma saladinha vinda da sua própria horta sabe o prazer e o sentimento de dever cumprido que isso dá. Se aceitar esse desafio, comece o ano buscando o lugar certo pra sua horta no seu bairro, na sua vila ou  condomínio, no quintal de casa ou na sacada do apartamento. E conte pra gente depois como vai indo sua experiência, de preferência com fotos dos seus primeiros “frutos”.

Feliz Horta Nova!

Baixe a cartilha do Instituto Pólis aqui

Se preferir ajudar numa horta já existente, veja no Mapa do Muda SP as hortas urbanas da Grande São Paulo.

Fotos: Pixabay/CCO; NaFeira