Desde que Copenhage, com um projeto pioneiro do arquiteto Jan Gehl, demonstrou, ainda nos anos 60, que ruas inteiras poderiam ser dedicadas aos pedestres com vantagens para todos, várias cidades do mundo, sobretudo na Europa, começaram a seguir o exemplo e dedicar mais e mais de suas vias a pessoas, não carros.

Nos próximos posts vamos discutir por que pensar e planejar cidades livres de automóveis deixou de ser uma utopia e vamos aprender sobre projetos transformadores que podem nos inspirar a batalhar de forma cidadã para que nossas cidades sejam mais humanas e menos motorizadas.

A mudança do paradigma é real e algumas grandes cidades do mundo já estão neste caminho. Por enquanto, fique com esses três vídeos, para aquecer os “motores”. Do seu cérebro…

pexels-photo-39943
Foto: Kaique Rocha/ Pexels CCO

Vídeo 1: Velhos paradigmas, novas cidades

Nesse vídeo de pouco mais de 5 minutos, vemos parte da fala do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl argumentando como o modernismo e o carro afetaram nossas cidades. E não de forma positiva. Afinal, ele conta, as cidades modernas foram pensadas como se vistas a partir de um avião. O vídeo é parte de uma palestra de Gehl na Conferência Fronteiras do Pensamento, do ano passado. Confira (em inglês com legendas em português):

Palestra de Jan Gehl

Vídeo 2: O recurso mais valioso de uma cidade

 

enrique-penalosa-calcadas
Foto: Divulgação

 

O economista e urbanista colombiano Enrique Peñalosa (foto), atual prefeito de Bogotá, discute,  em 3 minutos e meio, a divisão do espaço público, o impacto dos automóveis nas vidas das pessoas e como a restrição de circulação de carros é uma decisão política e necessária.  Acesse o link abaixo:  vídeo em espanhol com legendas em inglês.

Enrique Peñalosa e os sentimentos das pessoas

Vídeo 3: O papel das cidades sem carros em mundo mais sustentável

J. H. Crawford é um norte-americano, radicado em Amsterdan, e incansável entusiasta de cidades sem carros. Autor de livros e inúmeros artigos sobre o tema, publica o site carfree.com em que oferece recursos de vários tipos,  para quem se interessa pelo assunto.

Veja a seguir um de seus documentários (de cerca de 10 minutos) com legendas em português, que foi apresentado no Brasil há alguns anos no Segundo Forum Mundial  de Bicicleta.

Occupy all streets: The Role of Carfree Cities in a More Sustainable World

Volte para mais conversa sobre cidades sem carros no próximo post e desde já deixe suas impressões, sugestões e comentários.

Crédito da Imagem em destaque: Ingo Joseph/ Pexels CCO